Por: Manuel Rosa – 11 de Agosto de 2026 – 9 minutos de tempo de leitura
Imagine que amanhã, às oito da manhã, alguém lhe entregava um país.
Não um cargo honorífico.
Um país verdadeiro.
Cinco ou dez milhões de pessoas.
Hospitais.
Escolas.
Polícias.
Tribunais.
Estradas.
Empresas.
Universidades.
Milhares de problemas diferentes.
E dizia-lhe apenas:
— Durante os próximos quatro anos, todas as grandes decisões dependem de si.
Provavelmente faria a primeira pergunta.
“Quanto dinheiro temos?”
Depois outra.
“Quem me pode ajudar?”
Mas talvez houvesse uma terceira pergunta que demorasse mais tempo a surgir.
Como é que se governa milhões de pessoas que querem coisas diferentes ao mesmo tempo?
Porque é aí que começa a verdadeira dificuldade.
Quando olhamos para um governo de fora, tudo parece relativamente simples.
Se faltam casas, construa-se mais.
Se os hospitais estão sobrecarregados, contratem-se médicos.
Se a economia cresce pouco, baixem-se impostos.
Se há poucos professores, aumentem-se os salários.
À distância, quase todas as decisões parecem óbvias. O curioso é que quase deixam de o ser quando alguém tenta aplicá-las. Talvez porque uma decisão nunca resolva apenas um problema. Normalmente cria vários.
E esta é uma das primeiras coisas invisíveis da governação.
Imagine uma família.
Os pais decidem comprar uma casa maior. Excelente notícia. Mas a prestação aumenta.
Talvez seja preciso mudar de emprego.
Talvez deixar de fazer férias durante alguns anos.
Talvez vender o segundo automóvel.
A decisão era sobre a casa. Acabou por alterar quase toda a vida da família.
Agora imagine este efeito… multiplicado por um país inteiro.
Durante muito tempo pensei que governar fosse sobretudo escolher soluções. Hoje parece-me mais correto dizer que governar é escolher quais os problemas que estamos dispostos a aceitar para resolver outros problemas.
Esta talvez seja a primeira surpresa.
Pense na habitação.
Construir mais casas parece uma solução evidente. Mas onde?
Em terrenos agrícolas?
Em áreas protegidas?
Nas periferias?
No centro das cidades?
Cada resposta resolve um problema diferente. E cria outro.
Mais casas podem significar menos espaços verdes.
Mais urbanização exige mais estradas.
Mais estradas alteram o trânsito.
Mais população exige escolas.
Centros de saúde.
Transportes.
Policiamento.
Aquilo que começou como um problema de habitação rapidamente se transforma num problema de território, ambiente, mobilidade, energia, educação e finanças públicas.
Afinal, talvez nunca tivesse sido apenas um problema de casas.
Algo semelhante acontece na saúde. Todos queremos consultas rápidas.
Médicos disponíveis.
Tecnologia moderna.
Mas tudo isso depende de profissionais. Esses profissionais precisam de formação. A formação demora anos.
As universidades têm capacidade limitada.
Entretanto muitos profissionais reformam-se.
Outros emigram.
Outros mudam para o setor privado.
Quando finalmente conseguimos formar mais médicos, descobrimos que o problema entretanto mudou.
Não porque alguém tenha falhado. Mas porque o sistema continuou a mexer enquanto tentávamos resolvê-lo.
Talvez governar seja um pouco como tentar reparar um avião… enquanto continua a voar.
Existe outra dificuldade menos visível.
As pessoas vivem uma vida integrada. Os governos organizam-se em departamentos.
Na vida real ninguém tem “um problema da saúde” separado de “um problema da habitação”.
Uma pessoa desempregada pode precisar simultaneamente de formação, apoio psicológico, creche para os filhos, transportes e emprego. Mas cada serviço olha apenas para uma parte dessa realidade.
É curioso.
Durante muito tempo pensei que os cidadãos recorriam ao Estado.
Hoje pergunto-me se, muitas vezes, não será o cidadão que acaba por ligar serviços que nunca aprenderam a falar entre si.
Talvez por isso tantas pessoas sintam que passam a vida a repetir a mesma história em balcões diferentes.
Existe ainda outra dificuldade que raramente vemos.
Costumamos imaginar um governo como alguém que decide. Na realidade, passa grande parte do tempo a ouvir.
Empresários.
Sindicatos.
Autarquias.
Associações.
Universidades.
Organizações internacionais.
Parceiros europeus.
Especialistas.
Oposição.
Comunicação social.
Cidadãos.
Todos apresentam razões legítimas. Muitas vezes contraditórias.
Curiosamente, governar talvez seja menos decidir entre o certo e o errado. E muito mais decidir entre interesses que são simultaneamente legítimos… mas incompatíveis.
Talvez por isso algumas das decisões mais difíceis acabem também por nos obrigar a perguntar que valores não estamos dispostos a perder.
E, pensando bem, talvez seja precisamente isso que esperamos de uma democracia: que diferentes vozes possam ser ouvidas, mesmo quando não dizem a mesma coisa.
O desafio começa depois. Alguém terá, inevitavelmente, de decidir.
Talvez seja por isso que tantas decisões desagradam a alguém. Não porque estejam necessariamente erradas. Mas porque, numa sociedade plural, é praticamente impossível satisfazer todos ao mesmo tempo.
Depois existe o tempo.
Os cidadãos vivem no presente. A política vive muitas vezes entre o presente e as próximas eleições.
Mas algumas decisões só mostram resultados muitos anos depois.
Uma criança que hoje entra no primeiro ano só chegará ao mercado de trabalho daqui a cerca de quinze anos.
Uma floresta plantada hoje poderá proteger populações durante décadas.
Uma linha ferroviária pode demorar uma geração a justificar o investimento.
Uma reforma educativa talvez só revele os seus efeitos quando os responsáveis políticos já nem estiverem em funções.
No entanto, os custos aparecem quase imediatamente. Os benefícios chegam muito depois.
E nós somos extraordinariamente bons a julgar decisões antes de lhes dar tempo para acontecer. Falta-nos paciência.
Há também uma armadilha de que raramente falamos.
Quando uma política funciona bem… deixa de ser notícia.
Ninguém abre um jornal para ler:
“Hoje voltou a haver água nas torneiras.”
Ou:
“Mais uma noite sem colapso da rede elétrica.”
Ou:
“Os aviões continuaram a evitar colisões.”
Os grandes sucessos da governação têm uma característica curiosa. Parecem banalidade.
Só percebemos a sua importância quando deixam de existir.
Talvez os melhores governos sejam aqueles cuja presença quase não sentimos. Não porque façam pouco. Mas porque conseguem impedir que muitas coisas corram mal.
Depois há algo profundamente humano.
Cada cidadão observa o país a partir da sua própria experiência.
Quem espera seis meses por uma consulta sente que o sistema de saúde não funciona. Quem foi operado rapidamente terá uma perceção diferente.
Quem vive numa aldeia olha para os transportes de forma diferente de quem vive no centro de Lisboa.
Nenhuma destas experiências está errada. Mas nenhuma consegue ver o sistema inteiro.
Governar obriga precisamente a isso. Tomar decisões para pessoas que vivem realidades completamente diferentes.
Existe ainda um paradoxo interessante.
Quase todos desejamos mudanças. Desde que não alterem demasiado a nossa vida.
Queremos energia mais limpa. Mas não queremos centrais perto de casa.
Queremos mais casas. Mas nem sempre queremos construção junto ao nosso bairro.
Queremos menos impostos. Mas esperamos melhores serviços públicos.
Queremos decisões rápidas. Mas também queremos que tudo seja cuidadosamente estudado.
É fácil rir destas contradições.
Mais difícil é reconhecer que todos nós carregamos algumas delas.
Talvez o governo apenas receba, amplificadas, as tensões que já existem dentro da própria sociedade.
Isto ajuda a compreender outra ideia.
Governar não consiste apenas em distribuir recursos. Consiste também em distribuir expectativas.
Sempre que um governo investe mais numa área, outra ficará relativamente para trás.
Mesmo quando existem boas razões.
Mesmo quando a decisão é tecnicamente sólida.
Porque os recursos são limitados.
O tempo também.
A atenção política igualmente.
Talvez por isso governar seja menos parecido com resolver um puzzle.
E mais parecido com manter dezenas de pratos a girar ao mesmo tempo.
O objetivo nem sempre é fazê-los subir mais.
Às vezes é apenas impedir que caiam.
Há uma frase que me tem acompanhado há bastante tempo.
“Governar bem não é dizer ao povo o que este quer ouvir; é ter a paciência rara de explicar aquilo que ele ainda não quer saber.”
Quanto mais penso nela, mais me parece distinguir duas ideias que muitas vezes confundimos.
Popularidade.
E liderança.
A popularidade procura aprovação imediata.
A liderança aceita, por vezes, perder apoio no presente para evitar problemas maiores no futuro.
Nem sempre coincide.
Aliás, muitas vezes entra em conflito.
É confortável prometer apenas aquilo que todos desejam.
Muito mais difícil é explicar porque algumas escolhas implicam custos inevitáveis.
Ou porque adiar uma decisão pode sair muito mais caro do que enfrentá-la hoje.
Talvez uma das diferenças entre governar e fazer campanha esteja precisamente aqui.
Uma procura votos.
A outra deveria procurar futuro.
Mas talvez haja aqui uma dificuldade adicional.
Governar não é fazer campanha.
Mas também não deveria significar esquecer a campanha no dia seguinte às eleições.
Quando escolhemos quem governa, não escolhemos apenas pessoas. Escolhemos também prioridades, compromissos e uma determinada maneira de olhar para o país.
Sustentabilidade.
Segurança.
Bem-estar.
Justiça.
Interesse nacional.
Proteção dos mais vulneráveis.
Contas públicas.
Nem sempre será possível satisfazer tudo ao mesmo tempo. Aliás, provavelmente não será.
Mas talvez seja precisamente nesses momentos que a transparência se torne mais importante.
Se uma decisão proteger o presente à custa do futuro, porque foi feita essa escolha?
Se beneficiar muitos, mas prejudicar particularmente alguns, como foi isso ponderado?
Se uma promessa tiver de ser abandonada porque as circunstâncias mudaram, o que mudou?
Talvez não possamos exigir aos governos que decidam sempre aquilo que prometeram.
Mas podemos exigir que expliquem segundo que critérios decidiram — e porque é que esses critérios continuam, ou deixaram de continuar, ligados ao mandato que receberam.
Porque talvez a confiança não dependa apenas de concordarmos com uma decisão.
Dependa também de conseguirmos perceber como se chegou até ela.
Tudo isto significa que devemos aceitar qualquer decisão dos governantes?
Claro que não. Isto apenas nos leva a exigir mais competência.
Continuam a existir incompetência.
Corrupção.
Má gestão.
Falta de visão.
Estes problemas existem e devem ser escrutinados.
Mas talvez seja útil separar duas perguntas diferentes.
“Esta decisão foi má?”
E outra, muito mais difícil:
“Havia realmente uma decisão perfeita disponível?”
Nem sempre a resposta coincide.
Talvez a maior descoberta seja esta.
Durante muito tempo imaginei que um bom governo fosse aquele que encontrava sempre as melhores respostas.
Hoje suspeito que um bom governo seja aquele que consegue fazer perguntas suficientemente boas antes de decidir.
Quem será afetado?
Que consequências podem surgir daqui a dez anos?
O que deixamos de poder fazer se escolhermos este caminho?
Quem ganha?
Quem perde?
Que problema invisível estamos a criar enquanto resolvemos o problema visível?
Que critérios estamos a usar para escolher?
E conseguiríamos explicá-los publicamente?
Talvez governar bem comece muito antes da decisão. Comece na capacidade de compreender o sistema inteiro.
Mesmo sabendo que nunca conseguiremos vê-lo completamente.
Em vez de perguntar porque é tão difícil governar bem, talvez valha a pena inverter a questão.
“Será possível governar bem uma sociedade que espera respostas simples para problemas que são profundamente complexos?”
Talvez esta pergunta não seja apenas para quem governa.
Talvez seja também para todos nós.
Porque, numa democracia, a qualidade das decisões depende não apenas dos governos que escolhemos.
Depende igualmente da forma como compreendemos — ou não compreendemos — os desafios que lhes pedimos para resolver.
(PS: Este artigo é o primeiro de três artigos sobre este assunto. Sim, porque mais há para dizer. Serão publicados nas próximas duas semanas)